terça-feira, 23 de março de 2010

Leandro, Rei da Helíria

Partilhar
Título: “Leandro, rei da Helíria”



Autor: Alice Vieira                                                            Editora: Caminho

     Era uma vez um rei, que tinha três filhas - Hortênsia, Amarílis e Violeta. Certo dia, teve um sonho, no qual perdia a seu reino. Preocupado, disse ao seu bobo que iria dar o reino à filha que o amasse mais.
     Na presença do pai, a mais velha, Hortênsia,  declarou que queria tanto a seu pai como à luz do sol. Amarílis afirmou que gostava mais dele do que de si própria. Quanto a Violeta, a mais nova, respondeu que o amava tanto “…como a comida quer ao sal.” O rei não gostou da comparação e, zangado, expulsou-a do reino.
     Violeta casou num reino longínquo e nunca mais voltou. O rei deixou o reino às outras filhas, mas,  passado algum tempo, estas expulsaram-no, juntamente com o bobo, dos seus reinos.
     O rei, pobre e velho,  foi vagueando de terra em terra, até que encontrou um pastor que lhe indicou o caminho para um reino muito distante: o reino de Violeta, a  filha que ele tinha expulsado do seu palácio.
     Embora não soubesse que ali vivia a sua filha, o rei decidiu procurar abrigo naquela terra e, ao chegar, foi muito bem recebido. No entanto, só lhe serviram comida sem sal. 
    Desta forma, o rei compreendeu finalmente o que a filha mais nova quis dizer com:”…como a comida quer ao sal", por isso pediu-lhe perdão, ficou com ela no seu reino ... e foram muito felizes.

Catarina Carvalho- 7ºC (19/03/2010)