sábado, 1 de maio de 2010

Cortei as Tranças

Partilhar
Cortei as Tranças
Autor: António Mota
Editora: Gailivro
    Este livro conta a história de uma adolescente rebelde (Marta Joaquina), que desde sempre foi uma maria-rapaz, aprontando as mais diversas traquinices.
    Marta Joaquina nunca se interessou muito pela escola e teve sérias dificuldades em tirar o 6º ano. Mesmo sem preocupações com transportes, uma vez que vivia em frente à escola,conseguia ser a última a chegar à sala e, volta e meia, estava no Conselho Directivo.
   A vida de Marta não podia ser sempre assim. Desistiu de estudar, apesar da grande pena do pai, e passou a ajudar em casa, nas lides domésticas. Contudo, a rebeldia e a teimosia permaneceram.
    Jovem, em plena adolescência, Marta depara-se com a morte da mãe. Este acontecimento leva à modificação total da família e principalmente de Marta, uma vez que esta é obrigada a crescer e a enfrentar a vida crua e dura. É nesta altura que Marta corta as longas tranças que tinha, pois estas eram todos os dias cuidadosamente penteadas e entrelaçadas pela sua mãe e tratar delas após a sua morte entristecia-a.
   Marta vê-se obrigada a crescer, tenta parecer mais velha e arranja  um trabalho como empregada doméstica. Porém, as tarefas que desempenha não a alegram.
   Quando menos pensava que a sua vida iria mudar de rumo, ao ajudar a sua tia Zulmira, descobre que gostaria de ser electricista. Procura então a ajuda do seu irmão mais velho para lhe ensinar o ofício e, com a ajuda deste, concretiza o seu sonho. Porém, outro "problema" surge: o casamento do seu pai com uma outra mulher...
Ana Beatriz Rodrigues - 7ºA