Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros, tendo actualmente editados na Caminho cerca de três dezenas de títulos.
Recebeu, em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.
É hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.
André Bento -7ºC
António Mota nasceu em Vilarelho, Baião, em 16 de Julho de 1957. É professor do ensino básico, tornando-se conhecido como autor de literatura juvenil. Ganhou vários prémios, de que se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores com a obra O Rapaz de Louredo (1983) e o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças com a obra Pedro Alecrim (1990). Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com o livro A Casa das Bengalas. Tem mais de quarenta obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. Nos seus livros o autor procura transpor as suas memórias da infância vividas na região do Douro. Outras obras produzidas pelo autor são: Cortei as Tranças, Os Heróis do 6º F, Pedro Alecrim…
Catarina Cardoso - 7ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Bem vindo ao blogue da BE da Escola Secundária do Cartaxo.